Biografia de José Alencar
José Alencar Gomes da Silva (• Muriaé, 17 de outubro de 1931 – + 29 de Março de 2011, São Paulo), é um empresário e político brasileiro.
Foi senador pelo estado de Minas Gerais, e desde 1 de janeiro de 2003, é o vice-presidente do Brasil.
Sendo um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais, construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.
Foi, ao início, um vice-presidente polêmico, tendo sido uma voz discordante dentro do governo contra a política econômica defendida pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que mantém os juros altos na tentativa de conter a inflação e manter a economia sob controle.
Já a partir de 2004, passou a acumular a vice-presidência com o cargo de ministro da Defesa. Por diversas oportunidades, demonstrou-se reticente quanto à sua permanência em um cargo tão distinto de seus conhecimentos empresariais, mas a pedidos do presidente Lula, exerceu a função até março de 2006. Nesta ocasião, renunciou para cumprir as determinações legais com o intuito de poder participar das eleições de 2006.
Notícia sobre a morte de José de Alencar
O Brasil se despede nesta quarta-feira do ex-vice-presidente da República José Alencar. Ele morreu às 14h41 de ontem, em São Paulo, após uma série de batalhas contra um câncer identificado na década de 90. O avião pousou na manhã de hoje em Brasília com o corpo de Alencar, recebido no Palácio do Planalto com honras de chefe de Estado, como ocorreu com o presidente eleito Tancredo Neves em 1985. Neste momento, autoridades e convidados da família velam o corpo do ex-vice em cerimônia com caixão aberto.